Educação

Educadores da rede municipal debatem conflitos no ambiente escolar

Profissionais da educação que atuam nas escolas e unidades do Programa Municipal da Juventude da região sul da cidade participaram, nesta quarta-feira (26), do início do ciclo de formação dos educadores da rede municipal, inserido no projeto “Eu estudo tu estudas”.

Atividade foi realizada no Campus do IF Sul de Minas

O momento de estudo foi realizado no auditório do campus do IFSULDEMINAS, no Jardim Esperança, com a coordenação da secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi. A zona sul foi a primeira região a receber o encontro, que visa à melhoria da qualidade de ensino. O ciclo também será realizado com os educadores das regiões leste, oeste e central.

Participaram da formação, profissionais das seguintes unidades: CAIC Professor Arino Ferreira Pinto; E. M. Dr. Pedro Affonso Junqueira; E. M. Maria Ovídia Junqueira; E. M. Vitalina Rossi; PMJ João Monteiro e PMJ São Sebastião.

“Ao mesmo tempo em que respeitamos a autonomia das unidades de se organizarem e realizarem seus estudos, de debaterem suas questões internas, práticas e projetos políticos pedagógicos, também temos a reivindicação dos próprios educadores de uma maior aproximação com a Secretaria de Educação. Assim, a ideia é fazer este formato híbrido durante todo o ano, no qual a SME oferta parte dos momentos de formação e as próprias unidades também mantêm suas iniciativas”, destaca o coordenador do Centro de Referência do Professor, Cleiton Corrêa Tereza.

A Secretaria Municipal de Educação tem firmado parcerias com universidades, empresas e instituições, com o objetivo de oportunizar momentos de estudo sobre temáticas variadas, considerando sempre as indicações vindas das próprias unidades escolares.

A secretária de Educação, Flávia Vivaldi, informou que o tema do início do ciclo de formação – “Conflitos – tipos e estratégias de resolução” – foi escolhido porque foi apontado pela grande maioria das escolas, em levantamento feito pela SME. “Isso já era esperado porque a nossa formação primeira priorizou a questão do trabalho com o conhecimento. Quem fez licenciatura ou pedagogia estudou muito pouco sobre a questão do desenvolvimento e menos ainda sobre as questões das relações interpessoais”, ressaltou a secretária.

O próximo encontro neste formato será realizado com os educadores da região oeste e central, no Espaço Cultural da Urca. Fonte – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Poços de Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.