DiversosEducaçãoNotícias

Escola Estadual David Campista completa 100 anos

Hoje, dia 22 de março está sendo um dia muito especial para os alunos, professores, servidores em geral e toda comunidade escolar da Escola Estadual David Campista, em Poços de Caldas. Nesta data a escola completa 100 anos de fundação.

escola estadual david campista
A Estadual David Campista completa 100 anos. Uma referência na educação dos moradores de Poços de Caldas – foto Poçoscom.com/arquivo

As comemorações serão ao longo do ano, mas hoje para celebrar a data foi realizado um culto ecumênico. Além disso, também foi servido um bolo em todas as turmas e com apresentação da banda da Polícia Militar.

Até a noite é possível visitar uma exposição com fotografias da escola e trabalhos sobre o centenário.

Agora à tarde os alunos do Ensino Fundamental fizeram o lançamento da Cápsula do Tempo, com cartas com o tema “O que eu quero pro meu futuro”. A cápsula será aberta dentro de 10 anos, quando a Escola completará 110 anos.

Dentro das comemorações foi lançada a Cápsula do Tempo, que será aberta quando a escola completar 110 anos – foto Elias Tranche

Milhares de poços-caldenses já estudaram na instituição ao longo destes 100 anos da Escola Estadual David Campista, Considerada uma das mais importantes e maiores instituições de Poços de Caldas.

Atualmente a escola conta com aproximadamente 1.100 alunos do Ensino Fundamental e Médio, além de 59 professores e ainda 40 servidores entre administrativo,  supervisão e direção e cantina.

De acordo diretor da escola David Campista, Elias Correa Tranche, não chegou a estudar na David Campista, mas se sente honrado em fazer parte da história da escola onde o irmão e os sobrinhos dele já estudaram. “É uma honra, colocar o nome na história de uma das instituições educacionais publica  mais tradicional de Poços de Caldas”, destacou Tranche.

Mônica já foi “aluna” do David Campista

A tradição e arquitetura centenária chamaram atenção dos produtores da “Turma da Mônica – Lições”, que recentemente também foi set de filmagem do longa gravado em 2020 em Poços de Caldas.

Giulia Benite e Malu Mader em uma das cenas de Turma da Mônica – Lições gravada no David Campista – foto divulgação

O David Campista foi a escola escolhida pelos pais da Mônica para seguir com os estudos sem os amigos. Mônica ( Giulia Benite) tem aulas com a professora ( Malu Mader) em uma das salas da escola. O tema da aula era sobre a metamorfose.

100 anos de tradição na educação de Poços de Caldas

Projetado pelo engenheiro Carlos Alberto Maywald, suas obras foram iniciadas em 1910 e terminadas por volta de 1913, mas curiosamente, com outra funcionalidade: o prédio abrigaria um sanatório para cuidar de tuberculosos. O nome aparecia em sua fachada principal – “Sanatorium” – como pode ser visto nas fotos da época.

Escola Centenária é uma das mais tradicionais de Poços de Caldas – foto acervo E.E David Campista

Construído para atender a elite da sociedade, foi equipado com todo luxo, sendo os móveis e demais utensílios necessários ao funcionamento importados da Europa. Segundo um dos seus fundadores, era um hotel de cinco estrelas, onde os hóspedes tinham à disposição o maior luxo e conforto. Funcionou por apenas seis meses e, por problemas administrativos, teve de ser fechado.

Em 1917, o então prefeito da cidade, Francisco Escobar, já no final de sua administração, adquiriu o edifício para instalar um Grupo Escolar, o que só aconteceu efetivamente cinco anos depois, em 22 de março 1922, quando o Estado de Minas Ferais o incorporou à rede para utilizá-lo como escola, estando até nos dias de hoje com esta finalidade.

O prédio passou por adaptações. O edifício antigo possuía 13 salas de aula, sala para professores, diretoria, secretaria, sanitários para os alunos e para professores. No antigo pátio para atividades escolares está a cozinha e despensa. No fundo do lote, uma paineira se destacava na paisagem de cidade da região central da cidade.

Posteriormente, foram construídas outras instalações, como salas de aula, quadras, etc. A escola oferece atualmente Ensino Fundamental II e Ensino Médio, atendendo cerca de 1.100 alunos. – fonte Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.