Horário de verão termina a zero hora de domingo
Depois de 126 diass em vigor, chega ao fim neste domingo mais um período do horário de verão 2016/2017. O Horário Brasileiro de Verão começou à zero hora de 16/10/2016 , terá término a zero hora do dia 19/02/2017 (domingo), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, portanto, nos seguintes estados: Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Implementado pelo Decreto-Lei nº 4.295, de 13 de maio de 1942, o horário de verão visa a economia de energia para o país, com um menor consumo no horário de pico entre às 18h e às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural, além de estimular o uso consciente da energia elétrica.
Dessa forma, consegue-se um menor carregamento de energia nas linhas de transmissão, nas subestações, e nos sistemas de distribuição, reduzindo o risco de não atender à população no horário de ponta. Assim, a redução dos picos máximos nos horários de demanda por energia proporciona uma utilização mais uniforme da energia elétrica durante o dia, o que a caracteriza como uma medida de eficiência energética. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.
A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.
Em Minas Gerais, a economia de energia será de até 0,5%, ou 108 GWh, suficiente para abastecer Belo Horizonte durante nove dias.