DiversosEducaçãoNotíciasUtilidade pública

Mais de 5 mil alunos retornam às aulas nas escolas estaduais de Poços

escola estadual david campista
Os 5.700 estudantes da rede estadual retornam às aulas nesta segunda-feira – foto Poçoscom.com/arquivo

As dez escolas estaduais de Poços de Caldas estão recebendo nesta segunda-feira,10, os 5.700 alunos matriculados na rede estadual de ensino. O ano letivo 2025 começa com restrições do uso do celular nas escolas públicas e particulares.

De acordo com a superintendente regional de ensino, Noêmia Lourdes Furtado, as 45 escolas, nos 17 municípios abrangidos pela Regional de Ensino, passaram por uma preparação no período de férias para receber os cerca de 20 mil estudantes da rede estadual. “ Durante o período de férias as escolas passaram por pequenas reformas e manutenção para oferecer um ambiente adequado e acolhedor para os estudantes, professores e servidores. Na última semana, entre os dias 3 e 7 foi realizada a preparação entre os professores e servidores antes do início do ano letivo, reforçando o compromisso com a qualidade do ensino.  As escolas estaduais aguardam os estudantes para mais um ano de aprendizado, crescimento e novas oportunidades,” destacou a superintendente regional de ensino de Poços de Caldas.

Restrições ao uso do celular

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), enviou às escolas orientações sobre o uso de celulares, em cumprimento à Lei Federal nº 15.100/2025.

A partir do início do ano letivo de 2025, o uso dos dispositivos está proibido em salas de aulas, intervalos e recreios.

Nos anos iniciais do ensino fundamental, os estudantes não poderão trazer celulares para a escola.

Para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, o uso será restrito a contextos específicos pedagógicos planejados pelos professores.

Apesar das restrições, a legislação permite o uso de celulares para fins pedagógicos, com autorização do docente, e em casos como acessibilidade, saúde e inclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.