Mais de meio século de serviços e história: DMAE completa 54 anos de criação

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) completou neste domingo, 15, 54 anos de criação. A história da Autarquia remonta o início do século XX quando em 1908 foi instituída a Companhia de Serviços Termais, com a finalidade de administrar os serviços de saneamento básico de Poços de Caldas, com os primeiros reservatórios edificados e a primeira malha de rede de água, construída e canalizada.

DMAE completou neste domingo 54 anos de criação – foto arquivo

Já em 1927 foi criada a Superintendência dos Serviços Termais que incluiu no projeto a ampliação dos serviços termais e de saneamento básico, realizado pelo engenheiro Francisco Saturnino de Brito. Em 1943, foi construída a primeira Estação de Tratamento de Água (São Benedito) e no dia 15 de setembro de 1965, a Repartição de Água e Esgoto foi transformada no Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE.

Consumidor

Como novo diretor da Autarquia,  Paulo César Silva, o Paulinho Courominas,  é enfático ao valorizar o passado e também em comentar sobre os compromissos atuais de sua gestão. “A história do DMAE foi construída por centenas de mãos ao longo do tempo, fruto dos esforços de servidores que sem equipamentos, abriram valetas na base da picareta. Essa história continua e tem no empenho dos servidores e nos equipamentos de maior tecnologia, os destaques, independente de quem esteja a frente, na direção do DMAE,” disse o diretor.

Paulo Cesar Silva ainda ressalta o trabalho de todos os ex-diretores presidentes que contribuíram muito para o desempenho da Autarquia, com suas experiências e dedicação.

“Chego para dar continuidade e tenho a consciência que poderei contribuir, mas que ao mesmo tempo, vou aprender muito com cada um que trabalha no DMAE, um órgão que orgulha a todos poçoscaldenses.  Temos um trabalho muito grande pela frente  e entre eles destaco a finalização da ETE 1, nossa maior Estação de Tratamento de Esgoto e que fará Poços de Caldas se inserir no seleto grupo de cidades que trata, 100% do esgoto coletado e faz a água tratada chegar a 100% da população. Além de inúmeros projetos que buscam ampliar o nosso abastecimento e principalmente melhorar os nossos índices de perda de água, precisamos aproximar ainda mais o DMAE da população. Desburocratizar e dar agilidade aos nossos serviços”, disse.

Para o diretor, o consumidor tem que ser visto com o grande responsável pela existência do DMAE. “Nós, servidores públicos, temos que cumprir dentro da legalidade, o compromisso de servir a nossa população da melhor forma possível. Ainda observamos muitas reclamações, entre elas, muitas procedentes e outras, por falha nossa de fazer chegar até o usuário, as informações necessárias.  Por isso, pretendemos melhorar a comunicação com os nossos consumidores, principalmente,  através do 0800 e do atendimento presencial. Conto com cada um dos nossos servidores para que juntos possamos cumprir dezenas de ações de melhorias e quero agradecer a todos pela acolhida e apoio”, finalizou o diretor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.