Menino que Viu: exposições mostram como crianças enxergam o mundo

A partir desta segunda-feira, 13, o público já pode apreciar as fotografias registrados pelas crianças e adolescentes do projeto cultural “Menino Que Viu”, idealizado pela fotógrafa Luciana Faria.

Projeto visa despertar o lado artístico e ao mesmo tempo o pensamento crítico nas crianças – foto Projeto Menino Que Viu

As exposições fotográficas são da primeira turma de 2018 do projeto e podem ser vistas em 4 locais na cidade de Poços de Caldas: Espaço Cultural Ziriguidum, Lar Criança Feliz, IMS Poços, Praça Pedro Sanches e UNIFAL, outros espaços ainda estão em fase de definição.

A ideia do projeto é oferecer a realização de oficinas de fotografias direcionadas a crianças e adolescentes atendidos pelo Lar Criança Feliz, tendo por intenção levar a acessibilidade cultural através da fotografia, utilizando câmeras de celulares, câmeras compactas e não profissionais, registrando seu bairro e a vida cotidiana para trazer percepção e sensibilidade pela fotografia com arte e poesia, tendo como condão aguçar a curiosidade para desenvolver nessas crianças e adolescentes seu lado artístico.

A proposta pretende mostrar a forma que as crianças enxergam o mundo, cada um da sua maneira. Com uma simples câmera na mão, elas poderiam compartilhar suas expectativas, vivências e perspectivas através da fotografia, contando histórias através da imagem, propagando a ideia de que a beleza está nos detalhes, assim, as fotos mostram o cenário real do local fotografado, porém, elas são cobertas de esperança e alegria, são cheias de magia, sentimento e vida.

Para Luciana Faria: “Fazer acontecer um projeto que trabalha com crianças e fotografia é uma grande realização pessoal, pois amo muito os dois. Ter a oportunidade de passar a diante a beleza da fotografia e viver meses incentivando as crianças a enxergar o mundo de uma forma diferente, de um jeito mais bonito do que ela está acostumada, não tem preço. Quando olho o resultado do projeto, cada fotografia que nasceu ali nas nossas andanças me sinto imensamente grata e feliz por ter tido essa iniciativa”.

Em 2015 a fotógrafa executou de modo voluntário um trabalho com crianças e adolescentes do bairro São José, em Poços de Caldas, atendidos pelo Lar Criança Feliz, que obteve um resultado incrível. Este ano, no mesmo espaço, o projeto conta com o patrocínio do Grupo DME e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. 

Sobre Luciana Faria (proponente do projeto):

Luciana Faria trabalha no seguimento fotográfico há 13 anos nas áreas comerciais e de eventos. Atraída pela fotografia documental vem realizando vários projetos sociais que usam as imagens como forma de mudança em meio a sociedade, entre eles se destacam: “A Cor Era Violeta” e “Menino Que Viu”. 

Serviço:

MENINO QUE VIU – EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS

Quando e onde*:

13 a 17 de agosto, 13:30 às 18:30 – Espaço Cultural Ziriguidum

18 e 19 de agosto, 14h às 18h – Praça Pedro Sanches

20 a 24 de agosto – Lar Criança Feliz

25 e 26 de agosto, 14h às 18h – IMS Poços (No dia 26, domingo, haverá roda de conversa sobre a concepção do projeto às 16h)

27 de agosto a 29 de setembro, 8h às 22h – UNIFAL

Gratuito – todos os espaços são abertos para visitação do público

*Outros locais ainda estão sendo definidos.

Para saber mais: https://www.facebook.com/meninoqueviu/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *