Museu de Poços não tem AVCB

Depois do incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, as atenções se voltaram para os museus do restante do país. Em Poços de Caldas não é diferente e a preocupação é com o prédio e com o acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Infelizmente, a Vila Junqueira, prédio histórico de 1898, que passou abrigar o Museu no final de 1996, ainda não tem projeto de prevenção a incêndio e pânico protocolado junto ao Corpo de Bombeiros.

Projeto de prevenção de incêndio está sendo elaborado pelas secretarias de Obras e Planejamento

De acordo com o recém-empossado diretor do museu, Thiago Quinteiro, o projeto já vinha sendo elaborado em conjunto com as secretarias municipais de Obras e Planejamento, mas, com o incêndio que destruiu o Museu Nacional no Rio de Janeiro, o processo está sendo acelerado.

O Museu Histórico de Poços de Caldas foi fundado em 1972, funcionou por 24 anos no Country Club e, em 1996, foi transferido para o prédio da então Vila Junqueira, patrimônio tombado. Atualmente, conta com um acervo de mais de 1.800 peças e uma biblioteca com jornais, livros e documentos sobre a história de Poços de Caldas.

Ainda de acordo com o novo diretor do museu, enquanto o projeto para a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) não é apresentado, algumas medidas estão sendo tomadas para evitar qualquer tipo de ocorrência. Quinteiro informou que o prédio conta com dois hidrantes e extintores de incêndio nos três pavimentos do imóvel. “Os servidores devem passar por uma capacitação para agir em casos de incêndio. Além disso, no período noturno, um vigia faz a segurança do prédio para eventuais ocorrências”, destacou.

Minas Gerais tem aproximadamente 400 museus, porém apenas 31 estão cadastrados no sistema digital de Informações do Serviço de Segurança contra Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros. Destes, 16 ainda estão em processo de regularização junto à Corporação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *