Poços de Caldas participa de Seminário Internacional sobre convivência escolar

A secretária municipal de Educação de Poços de Caldas, Flávia Vivaldi, participa até esta quarta-feira, 9, do Seminário Internacional “Melhoria da qualidade da convivência escolar e políticas públicas: o exemplo da Espanha”, realizado no Instituto Unibanco, em São Paulo/SP.

Secretária Flávia Vivaldi com Pedro Uruñuela Nájera e José María Aviles Martinez

Ela foi convidada a participar devido ao trabalho pioneiro desenvolvido na rede municipal de Poços em relação à convivência ética nas escolas. “A experiência desenvolvida no município nessa área trará expressivas contribuições ao debate”, destaca a professora da Faculdade de Educação da UNICAMP, Dra. Telma Pileggi Vinha.

O município tem ganhado destaque desde a publicação do documento “Diretrizes para Elaboração dos Currículos Escolares”, que reúne o Plano de Convivência Ética e os eixos norteadores do trabalho da rede municipal de ensino. Com a publicação, a cidade passou a ser a primeira do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas como política pública de educação.

“Nosso trabalho em rede tem sido reconhecido entre especialistas da área e mencionado como exemplo de abordagem sobre a questão da convivência ética nas escolas. Isso nos impulsiona para seguirmos na implementação do Plano de Convivência nas unidades, cada vez mais com a participação efetiva de toda a comunidade escolar”, ressalta a secretária municipal de Educação, Flávia Vivaldi.

Com a publicação, a rede municipal de ensino de Poços de Caldas passa a considerar a convivência ética nas escolas como um conteúdo a ser desenvolvido de maneira intencional e planejada, com ações preventivas e de combate a todo e qualquer tipo de violência e intimidação.

No Seminário Internacional, a iniciativa de Poços de Caldas está sendo compartilhada com grandes especialistas, como Pedro Uruñuela Nájera, membro fundador e primeiro presidente da Associação “Convivência na escola” – CONVIVES. Foi professor bacharelado por doze anos, Inspetor de Educação, Professor Associado da Faculdade de Educação (UNED) e Subdiretor Geral da Alta Inspeção do Ministério da Educação e Ciência. Autor dos livros “Trabajar la convivencia en los centros educativos: una mirada al bosque de la convivencia” e “La Metodología del Aprendizaje-Servicio”; e José María Aviles Martinez, professor no Departamento de Psicologia da Universidade de Valladolid, Espanha. É especialista em convivência nas escolas, na prevenção de bullying e cyberbullying, nos riscos envolvidos na interação social na internet. Tem investigado o apoio entre pares de alunos e seu impacto na prevenção e redução do bullying. É professor honorário da Universidade Nacional de San Marcos em Lima, Peru desde 2012. É autor de livros como INSEBULL, instrumentos para la evaluacion del bullying (2007, CEPE, Espanha), Manual contra el Bullying (2012, Edições Libro Amigo, Peru), Bullying, guia para educadores (2013, Mercado das Letras – SP, Brasil), Proyecto antibullying, prevencion del bullying y el cyberbullying em la comunidad educativa (2015, CEPE, Espanha).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Este site está protegido.