NotíciasPolícia

Polícia Federal indicia sete pessoas por comercialização de suplementos falsificados

A Polícia Federal em Varginha indiciou sete pessoas que eram investigadas pela comercialização de suplementos alimentares falsificados na região. O indiciamento é a conclusão da Operação “Ergo Gennan” deflagrada em dezembro de 2019, que teve alvos em Poços de Caldas e também em Alfenas, Lavras, Pouso Alegre, Varginha e em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo.

A PF cumpriu mandados em Poços de Caldas e região em 2019 – foto arquivo Poçoscom.com

De acordo com a Polícia Federal os investigados foram indiciados pela prática dos crimes contra a propriedade de marca, falsificação de produto alimentício, importação fraudulenta, além de venda de mercadoria contrabandeada e a associação criminosa. Se somadas, as penas podem chegar a 20 anos de prisão. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados pela PF.

Ao longo da investigação, a PF realizou a perícia de 163 produtos apreendidos durante a operação realizada no dia 17 de dezembro de 2019.

Foram analisados produtos de inúmeras marcas e vários materiais utilizados para a produção, sendo constatadas falsidade e adulteração de cinco tipos de produtos.

Ainda segundo os peritos da PF, quatorze produtos não tinham autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) para o comércio no território brasileiro e 13 produtos não obedeciam às normas da Anvisa para venda e ainda os rótulos de sete produtos estavam irregulares em relação aos componentes encontrados.

Durante a operação, foram cumpridos 33 mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária, 23 de busca e apreensão e nove de afastamento de sigilos bancários e fiscal.

Segundo as investigações, os produtos têm origem americana. Os alvos, que incluem pessoas físicas e jurídicas, irão responder por crimes de venda de substância alimentícia ou produto falsificado, venda de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem autorização, associação criminosa e delito contra marcas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.