CulturaDiversosNotícias

Vitral das Thermas Antônio Carlos começa a ser reinstalado

As peças do vitral das Thermas Antônio Carlos em Poços de Caldas começaram a ser reinstaladas na noite desta segunda-feira, 11, no hall de entrada do balneário. As 557 peças foram retiradas para um processo de limpeza.

A reinstalação das peças deve ser concluída nesta quarta-feira – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

A reinstalação começou antes do prazo dado ela empresa contratada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge) para fazer a limpeza.  O prazo estipulado foi até o dia 15 deste mês. A expectativa é que toda a montagem seja concluída nesta quarta-feira.

Porém, ainda é preciso que sejam feitos ajustes de iluminação e a limpeza no espaço do lado de cima. O trabalho é delicado e é realizado somente à noite e deve ser concluído até sexta-feira.

A retirada das peças do vitral para limpeza ocorreu no dia 15 de março e gerou polêmica na cidade e foi alvo de questionamento na Câmara Municipal e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas – o CONDEPHACT enviou uma notificação à Codemge, por não ter comunicado a remoção das peças e o deslocamento fora do município para a limpeza.

A companhia informou que a realização do serviço nas Thermas não era indicada, tendo em vista a necessidade de uma limpeza qualificada e detalhada, visando à conservação do patrimônio.

Após a notificação, O presidente do CONDEPHACT, Evandro Limão, e a coordenadora da Divisão de Patrimônio da Secretaria de Planejamento, Lícia Perote de Almeida, foram até  cidade de Pouso Alegre, na sede da empresa responsável pela limpeza do vitral das Thermas Antônio Carlos. A diligência teve como objetivo verificar como as peças estavam sendo limpas e como estavam sendo preservadas.

Durante a visita,  eles puderam observar que os responsáveis pela empresa tiveram o cuidado de catalogar todas as 557 peças que compõem o vitral. As peças foram limpas uma a uma.

O vitral

Instalado nas Thermas durante a construção do prédio, em 1930, o vitral passou por uma restauração juntamente com o balneário, entre 2012 e 2013. O restauro do vitral foi completo, feito peça por peça em toda a extensão da estrutura oval, que cobre quase todo o teto na entrada da Thermas.

As esquadrias foram totalmente restauradas, com a estrutura refeita e os módulos em vidro recuperados um a um e coloridos na cor original. A iluminação antes artificial, em razão de um telhado que não deixava passar luminosidade, voltou a ser natural como era no projeto original. Na ocasião, a restauração foi acompanhada pelo Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de (IEPHA-MG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.