CulturaDiversosNotícias

Procissão de Ramos é realizada após 2 anos desde o início da pandemia

A tradicional Procissão de Ramos, realizada neste domingo, 10, este ano teve um sentimento especial, além da celebração que marca o início da programação da Semana Santa para os cristãos.

Fiéis foram da Capela de Santo Antônio até a Basílica durante a procissão de Ramos ´- foto Roni Bispo/ Poçoscom.com

Depois de dois anos sem a celebração por causa da pandemia, milhares de fiéis saíram às ruas neste Domingo de Ramos para participar da benção e Procissão de Ramos, evento tradicional da Igreja Católica.

Em Poços de Caldas cada paróquia realizou a procissão em horários diferentes. A procissão da Basílica Nossa Senhora da Saúde, é uma das mais tradicionais e foi também uma das mais emocionantes.

Durante o trajeto da antiga capela de Santo Antônio, na Rua São Paulo, passando pela Assis até a Basílica era possível ver a emoção de cada um ao erguer o ramo e saudar a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém. Funcionários de lojas, farmácias e motoristas também pararam para ver a procissão.

Emocionado o novo pároco da Basílica, Padre Donizete de Brito relembrou o momento difícil da pandemia e das muitas vezes que teve de celebrar missas sem o público dentro da igreja e por dois anos teve de fazer a celebração da Semana Santa com a igreja vazia. “Hoje estamos retornando com as atividades depois de dois anos afastados, mas é com muita alegria que este ano vamos poder participar de toda programação da Semana Santa, todos os dias temos celebrações e com a presença do público,” disse o pároco.

Hoje a programação segue com a Procissão do Depósito, levando as imagens de Nossa Senhora das Dores para o Asilo São Vicente de Paulo e a do Nosso Senhor dos Passos para a Capela de Santo Antônio. A procissão será logo depois da missa das 19h.

Confira aqui a programação das celebrações da Semana Santa da Basílica Nossa Senhora da Saúde

Percepção do jornalista

Eu pude sentir esta emoção vivida por muitos fiéis que participaram da procissão neste domingo. Além da fé que vive nas pessoas, pude perceber como a maioria se emocionou ao estar ali presente naquele momento, depois de tudo que passaram e passamos ao longo destes dois anos de pandemia.

Para muitos cristãos, principalmente os de mais idade, deixar de participar da Igreja, das celebrações, principalmente da Semana Santa significa muito para eles. E ter esta oportunidade de volta, foi motivo de muita alegria.

Cada lágrima derramada durante a procissão e durante a missa tinha um significado único, uma dor para cada um. Dor que foi amenizada e começa a ser superada com a renovação da fé e esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.