CulturaDiversosNotícias

Morre Joana Ferro Frison aos 99 anos

Morreu neste domingo, 10, a senhora Joana Ferro Frison aos 99 anos de idade. V´ítima de uma insuficiência renal, a ex-enfermeira por vários anos fazia a abertura dos desfiles de 7 de Setembro em Poços de Caldas, representando os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, bem como o irmão Aureliano Primo Ferro, ex-pracinha da FEB.

Dona Joana representava os ex-pracinhas durante o desfile de 7 de Setembro em Poços de Caldas – foto arquivo TV Plan

Joana Ferro Frison não chegou a ser convocada pela FEB, mas atuou como sentinela e ajudava famílias alemãs, que eram hostilizadas pelos moradores durante a 2ª Guerra. Dona Joana chegou a usar o uniforme do 14º Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre.

Ao lado do ex-pracinha Gonçalo Coalho, que morreu aos 96 anos em fevereiro de 2019, e em homenagem ao irmão Aureliano Primo Ferro, dona Joana fazia questão de abrir o tradicional desfile de 7 de Setembro na cidade.

Ela vinha em cima do jipe do Exército e depois desfilava no chão e acompanhava o hasteamento da Bandeira Nacional.

dona joana frison
Dona Joana era bisneta de Primo Ferro, delegado de imigração – foto Arquivo Roni Bispo/Poçoscom.com

A história da família Ferro faz parte da história dos 150 anos de Poços de Caldas. Dona Joana era bisneta do então delegado de imigração, Primo Ferro, que construiu o casarão em 1906 na esquina com a Rua Pernambuco e a Mato Grosso, imóvel onde a ex-enfermeira morava com a família.

O corpo de dona Joana foi sepultado às 17h deste domingo no Cemitério da Saudade. Ela era viúva e deixou 5 filhos e netos.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.