CulturaDiversosNotícias

Psicóloga e psicanalista Roberta Ecleide lança livro “Autismo.S: Olhares e questões”

A psicóloga e psicanalista Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly lançou neste sábado, 2,  o livro Autismo.S: Olhares e questões, pela Editora Appris. A obra discute as possibilidades de compreensão do autismo, precisando seus aspectos históricos e teóricos e, principalmente, a importância de o autismo ser dimensionado como uma pluralidade de possibilidades.

O livro Autismo.S: Olhares e questões é o terceiro lançado pela autora que visa ajudar na compreensão do autismo – foto divulgação

De acordo com a autora, parte das contribuições de Leo Kanner e Hans Asperger traça um panorama que, no século XX, centra os diagnósticos em critérios genéricos — classificações diagnósticas como a Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), da American Psychological Association (APA).

Esta primeira análise chega até a CID 11, adotada mundialmente em 2022. Em seguida, a partir da Psicanálise, a obra apresenta reflexões sobre aspectos teóricos e metapsicológicos que sustentam a possibilidade de se repensar o autismo como uma outra forma de ser para si e estar com o outro que indica desde a transição contemporânea de humanização até os limites da escuta e do cuidado com as condições particulares de ser autista.

Nessa particularidade, introduz ao leitor o Projeto OLHAR, que, na avaliação de bebês, a partir do Protocolo PREAUT, contabilizou 4.745 atendimentos em três cidades do sul de Minas Gerais e suas microrregiões (Poços de Caldas, Três Pontas e Varginha).

Desse estudo, uma indicação da importância de se pensar no caso a caso para compreender os riscos que se colocam em momentos de impasses na humanização; mas sem a pressa diagnóstica. Acerca das questões do autismo, apresentam-se debates, discussões e reflexões de profissionais que atuam no atendimento clínico e psiquiátrico de crianças diagnosticadas como autistas. Sobre a situação atual das crianças, problematizando o diagnóstico de crianças pandemizadas, tal discussão é essencial.

O livro pode ser adquirido através do site da editora (www.editoraappris.com.br) ou no Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação (Nepe), que fica na rua Inconfidentes, 147, bairro João Pinheiro.

Sobre a autora

Roberta Ecleide é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo.

Roberta Ecleide é autora das obras Cura à mineira e Tempo e presença na educação: ensaios e reflexões – foto divulgação

Atuou como professora convidada do Curso de Especialização em Psicopedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Curso de Especialização em Teoria e Clínica Psicanalítica (UNIFENAS, Varginha), do Curso de Especialização em Psicanálise: teoria e clínica (PUC Minas Poços de Caldas), como docente e coordenadora do Curso de Especialização em Práticas e Políticas Públicas de Assistência Social.

É membro fundadora do Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) e é consultora em escolas e serviços de Assistência Social. Supervisora Clínico-Institucional no Estado de Minas Gerais (CAPS II, CAPS Ad, CAPSi). Tem consultório particular, em que atua como psicanalista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas: psicanálise, gagueira, educação, infância e distúrbios da comunicação.

É autora das obras Cura à mineira e Tempo e presença na educação: ensaios e reflexões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.