DiversosEconomiaNotícias

Represa Bortolan recupera volume de água perdido durante a estiagem

Os comerciantes e remadores da represa Bortolan estão comemorando a recuperação do volume de água que ficou bem abaixo do normal durante o período de estiagem. O reservatório, que um dos principais atrativos turísticos de Poços de Caldas está com 79,02% da capacidade.

represa bortolan
Volume de água no reservatório chegou a 79,02% e com apenas 53 cm abaixo do nível – foto Rafael Halphen

De acordo com o monitoramento semanal divulgado pela DMED, na última quarta-feira, 3, a represa Bortolan estava com apenas 53 cm abaixo do nível normal. Situação bem diferente registrada nos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro, quando o volume de água chegou a 12% apenas com quase 4 metros abaixo do normal.

A melhora se deve à chegada do período chuvoso em meados de outubro e também pelo fato da DMED ter dado prioridade para o abastecimento e suspendeu a geração de energia.

Se o fator clima contribuir, a represa Bortolan pode voltar ao patamar registrado em 4 de janeiro deste ano, quando o nível da represa era de 190,30% com 22 cm acima da capacidade normal.

Já na represa do Cipó, um dos principais reservatórios responsável pelo abastecimento da cidade, a situação é inversa. Enquanto no período de estiagem o volume de água se manteve na média, agora o volume está a quase 7 metros abaixo do normal, com um percentual de 33,96%. Volume parecido com o registrado em 4 de janeiro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.