DiversosNotíciasPolícia

Secretário Estadual de Educação acompanha as ações decorrentes do ataque na escola Dom Bosco

A investigação segue em sigilo e o ex-aluno responsável pelo ataque aguarda por uma vaga de internação em um centro socioeducativo – foto Roni Bispo Poçoscom.com

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga representando o governador Romeu Zema veio a Poços de Caldas na manhã desta quarta-feira, 11, acompanhar as ações decorrentes do ataque aos alunos na porta da escola Profissional Dom Bosco na tarde de ontem.

O secretário esteve reunido com a superintendente Regional de Ensino, Noêmia Lourdes Furtado, o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário municipal de Governo, Paulo Ney de Castro, o secretário municipal de Defesa Social, o comandante de 29º  Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Afrânio e a delegada regional de Polícia Civil, Maria Cecília Gomes Flora e o delegado Cleyson Brene, que está à frente das investigações.

O secretário de Estado de Educação enfatizou as ações que o Governo de Minas vem promovendo nas escolas estaduais, visando a segurança e o combate ao bullying e ações preventivas.

Após o encontro as autoridades participaram de uma entrevista coletiva na escola Dom Bosco para falar de algumas ações já adotadas.

Alvarenga falou da importância da integração das forças de segurança e Poder Público e destacou os esforços empenhados desde ontem à tarde, no atendimento às vítimas e também na apreensão do ex-aluno que atacou os estudantes. “ estado tem trabalho para a acolhida das crianças em nossas escolas, bem como toda a família. Estamos empenhando a Secretaria de Educação e também a de Saúde para dar toda assistência e acolhimento às famílias dos alunos. Desde o inicio do ano adotamos um protocolo de segurança que visa a prevenção de ataques como este. Estamos aqui para apoiar as famílias neste momento, “ disse o secretário se solidarizando com as vítimas.

Secretário Estadual de Educação, Igor de Alvarenga e autoridades se solidarizaram com os pais das vítimas e comunidade escolar do Dom Bosco – foto Roni Bispo Poçoscom.com

Aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal

O prefeito Sérgio Azevedo também se solidarizou com os pais das vítimas  e comunidade escolar. Azevedo destacou a importância de ampliar a integração das ações na Segurança Pública e para isso seria necessário aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal, com a realização de um novo concurso público. “A policia faz o papel dela muito bem e nós precisamos que a nossa Guarda possa também fazer cada vez melhor. Nós temos um projeto do novo estatutário para ser votado na Câmara, para que seja aprovado e possamos fazer novos concursos imediatamente para aumentar o efetivo e reforçar  a segurança pública de foram integrada, como já acontece hoje”, reforçou o prefeito.

Caso isolado

O delegado Cleyson Brene, que está à frente dos trabalhos, informou que a investigação segue em sigilo, mas fez um balanço das ações tão logo o ex-aluno foi apreendido e apresentado para a delegacia.

Segundo o delegado os trabalhos foram divididos em várias frentes com uma equipe na casa do ex-aluno e outra na escola e no hospital coletando informações e imagens do circuito de segurança. “Tudo indica neste momento de investigação que foi um ato isolado. Este adolescente não estava no radar do Ministério da Justiça , que tem um banco de dados específico por conta dos trabalhos já realizados ao longo do ano. Nós identificamos que o ex-aluno apresentava um histórico de transtorno psicológico, e fazia tratamento, inclusive com o conhecimento da escola atual. Não havia histórico de antecedentes, e sim dois episódios no primeiro semestre deste ano envolvendo questões familiares com a mãe dele, “enfatizou o delegado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.