Todos pelo Lucas: Hemominas estende atendimento para cadastro de doadores de medula
Até sexta-feira, 27, o horário de funcionamento da Fundação Hemominas em Poços de Caldas está ampliado, com atendimento das 7h às 22h, para o cadastro de novos doadores de medula. A campanha marca o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, 21 de setembro.
Além do Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, a ação ao longo desta semana visa também conseguir um doador compatível com estudante Lucas Ryan, de apenas 15 anos, que sofre de aplasia medular e precisa urgente de um transplante.
Amigos e familiares do estudante tem realizado uma campanha nas redes sociais para que o maior número possível de candidatos possam ir até o Hemocentro para se cadastrar.
Em uma campanha realizada na semana passada em parceira com a Hemominas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais foram cadastrados 820 doadores em Minas Gerais. A campanha foi realizada em 6 Fóruns, entre eles o de Poços de Caldas, onde 126 pessoas se cadastraram.
Orientações para integrar o cadastro de doadores
É necessário ter entre 18 e 55 anos e boa saúde. Para o cadastro é importante apresentar um documento oficial e original com foto e preencher os formulários de identificação e de consentimento. No cadastro, é colhida uma amostra de sangue de 5ml para a realização do exame HLA – Antígenos Leucocitários Humanos, que determina as características genéticas necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. O tipo de HLA é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), vinculado ao Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é convocado para exames complementares e para a doação.
A Fundação Hemominas em Poços, fica na Avenida José Remígio Prézia, 303. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300.