CulturaDiversosNotícias

Sancionada lei que institui o dia Municipal dos Ternos de Congos

Foi sancionada neste domingo, 22, a lei municipal que institui o dia Municipal dos Ternos de Congos em Poços de Caldas. A lei foi assinada pelo prefeito Sérgio Azevedo durante um encontro de Ternos de Congo e Caiapós no Museu Histórico e Geográfico.

Dia Municipal dos Ternos de Congos será celebrado em 5 de outubro – foto Roni Bispo – Poçoscom.com

o Projeto de Lei n. 21/2022 de autoria do vereador Douglas Dofu (UNIÃO) foi aprovado pela Câmara Municipal no último dia 3 de maio.

Pela proposta, a data passa a constar no Calendário Oficial de Eventos Turísticos e Culturais do Município e será comemorada, anualmente, em 05 de outubro.

publicidade supervale supermercados

O objetivo, segundo o autor, é institucionalizar os Ternos de Congos, valorizando e fortalecendo os saberes, a cultura e a identidade locais. “Foi com grande emoção que aprovamos esse Projeto de Lei e é uma honra poder valorizar uma manifestação popular tão importante para a nossa cultura. Os Ternos de Congos fazem parte de nosso Patrimônio Imaterial. Agradeço aos vereadores que votaram favoravelmente, aos secretários de Cultura e de Turismo que estavam presentes e, especialmente, aos congadeiros e congadeiras que são representantes vivos da memória e da tradição da cidade, que manifestam-se por meio da cultura afro-brasileira com danças e cantos”, ressaltou Dofu.

A lei municipal foi assinada neste domingo, 22, no Museu Histórico e Geográfico

O prefeito Sérgio Azevedo destacou a importância da lei municipal no sentido de preservar a cultura e a tradição dos ternos de congo na cidade. “Hoje estamos dando um passo importante para que as futuras gerações preservem a cultura e a história da Festa de São Benedito em nossa cidade. Estamos preservando a história e que daqui a 150 anos outras pessoas também possam se preocupar e continuar preservando este patrimônio cultural”, disse o prefeito.

Após a assinatura os ternos de congo e caiapós se apresentaram, liderados pela matriarca e mestre da cultura negra de Poços de Caldas, Dona Orlanda, que aos 94 anos de idade não tem medido esforços para participar das manifestações culturais na cidade.

O encontro fez parte da programação artística relacionada aos festejos de São Benedito, que compõe a programação local da 20ª Semana de Museus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.