Poços tem 14 casos confirmados de dengue

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde o número saltou de 2 casos confirmado em fevereiro para 14 até o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Dos 14 casos, 2 são importados e o restante foi registrado no município, a maioria nas regiões leste e sul da cidade.

Até o momento foram feitas 79 notificações, sendo que 58 casos suspeitos foram descartados.

Apesar do número de casos confirmados ser mais que o dobro registrado em 2018 a taxa de incidência é considerada baixa – foto arquivo

O número de casos positivos de dengue em Poços é superior ao registrado ao longo de 2018, quando foram confirmados apenas 6 casos, sendo que apenas 1 autóctone, ou seja, apenas uma pessoa contraiu dengue no município. No ano passado foram 72 notificações.

Desde o final de 2018 as Secretarias de Saúde e de Serviços Públicos vêm realizando uma série de mutirões para o recolhimento de materiais que possam servir de criadouro do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão do vírus da dengue, zika e chikungunya.

No mutirão realizado em fevereiro deste ano na zona leste, uma das regiões onde foram confirmados os casos de dengue, foram recolhidas mais de 10 toneladas de lixo pelas equipes e voluntários que participaram da ação.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a taxa de incidência da doença em Poços de Caldas é de 11, 44% é considerada baixa para uma população de pouco mais de 166 mil habitantes, porém os cuidados e prevenção devem ser redobrados, mesmo com o fim do período chuvoso.

Além de manter o quintal limpo é possível denunciar situações que ofereçam riscos na vizinhança, basta ligar para o 0800-283-0324, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com ligação gratuita.

Na região, o município de Passos vive uma epidemia. Lá já foram confirmados mais de 2 mil casos de dengue este ano. Em toda Minas Gerais, de acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, foram registrados 140.754 casos prováveis de dengue e até o momento 14 pessoas já morreram vítimas de dengue em Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *